Mau tempo: 650 passageiros em terra; 6 ocorrências mais graves; maior rajada de vento 138km/h

2018-11-27

Mau tempo: 650 passageiros em terra; 6 ocorrências mais graves; maior rajada de vento 138km/h

A depressão “Diana”, que está a afetar os Açores, já provocou o cancelamento de ligações aéreas, deixando em terra cerca de 650 passageiros, e motivou 6 ocorrências em estradas e habitações nas ilhas Flores, São Jorge e Terceira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou nas Flores a maior rajada de vento, de 138km/hora. 

O porta-voz da SATA confirma que as condições meteorológicas impediram a realização do voo da Azores Airlines Lisboa/Terceira/Lisboa ("os passageiros serão reacomodados esta tarde numa ligação via Ponta Delgada"), assim como obrigou ao cancelamento de todos os voos com partida de São Miguel para as ilhas Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa, faial, Flores e Corvo (passageiros só seguirão viagem na quarta-feira, pois com o mau tempo não se consegue prever a reposição dos voos para hoje).

Entretanto, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores avança com o registo de "seis ocorrências nas ilhas Flores, São Jorge e Terceira" – "queda de árvores, telhados que se soltaram de habitações e o derrube de um poste de luz, situações já resolvidas".

Devido ao estado do mar, a Autoridade Marítima determinou o fecho a toda a navegação dos portos das Poças, em Santa Cruz das Flores, e nas Lajes do Pico.

A depressão Diana obrigou também à interdição do acesso à Montanha do Pico e ao encerramento da Casa da Montanha, ficando também fechado o Monumento Natural da Caldeira Velha, em São Miguel.

Já o Instituto Português de Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, esta madrugada, a rajada máxima de 138 km/h na ilha das Flores, pelas 5h30 da madrugada. 

A depressão Diana está a cerca de 300 km a noroeste das Flores, mantendo o deslocamento para nordeste, pelo que ao longo do dia “esperam-se ainda rajadas na ordem dos 130km/h no grupo Ocidental e ondas que poderão atingir os 12 metros de altura significativa (com um onda máxima provável atingir os 21 metros)”. O aviso vermelho para para o grupo Ocidental irá manter-se até às 18 horas para a previsão de agitação marítima. Para o fim do dia deverá verificar-se uma melhoria gradual do estado do tempo.

No grupo Central mantém-se a previsão de que ao longo desta terça-feira, as rajadas possam atingir os 120 km/h e as ondas atingir os 9 metros de altura significativa. Também é esperada precipitação, por vezes forte, a partir do fim da tarde, prolongando-se no início da madrugada de quarta-feira (28 de novembro).

Para o grupo Oriental, prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte, a começar na noite desta terça-feira até à manhã de amanhã (28 novembro) e o aumento da agitação marítima com ondas que poderão ir até aos 6 metros de altura significativa na madrugada de quarta-feira.

Recorde-se ainda que o Governo Regional determinou o encerramento das escolas, creches e jardins-de-infância, centros de atividades de tempos livres, centros de atividades ocupacionais e centros de dia devido ao agravamento do estado do tempo nos grupos Central e Ocidental, esta terça-feira.

FOTO: Cortesia de José Henrique Pimpão – Rua do Salinas, em Angra do Heroísmo