Filarmónica de Santa Bárbara no 1.º de dezembro em Lisboa

2018-11-30

Filarmónica de Santa Bárbara no 1.º de dezembro em Lisboa

A Filarmónica Recreio de Santa Bárbara representa os Açores num desfile que tem lugar, amanhã, sábado, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, no âmbito das comemorações do 1.º de dezembro.

Trata-se do VII Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, promovido pelo Movimento 1.º de Dezembro. O evento reúne cerca 1900 músicos de 35 bandas e agrupamentos.

Pela Avenida da Liberdade vão desfilar uma banda militar (Força Aérea), dois grupos de percussão e 32 bandas filarmónicas civis, incluindo uma de Olivença, em Espanha.

Esta é a primeira vez que uma filarmónica da Terceira participa no desfile, que a RTP 1 transmite em direto.

O desfile tem início pelas 14h00 (hora dos Açores), junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Avenida da Liberdade, e termina na Praça dos Restauradores, com a interpretação conjunta dos Hinos da Maria da Fonte, da Restauração e Nacional.

A banda terceirense interpretará a marcha dos 140 anos da Filarmónica, oferecida pela Banda Filarmónica de São João de Areias. No dia seguinte ao desfile, a FRSB dá um concerto em Pragança.

A Filarmónica Recreio de Santa Bárbara assinala também o seu 141.º aniversário, a 4 de dezembro, em Lisboa. A banda será recebida nos Paços do Concelho e aguarda a confirmação de uma receção no Palácio de Belém.

No dia 21 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro Angrense, tem lugar o concerto comemorativo do 141.º aniversário da banda barbarense, com a participação do grupo Bel Cantus.