Região apela a que população tome vacina contra a gripe

2018-12-04

Região apela a que população tome vacina contra a gripe

O Governo dos Açores quer atingir uma taxa de cobertura final de 60% da vacinação contra a gripe entre as pessoas com mais de 65 anos.

O Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, diz, por isso, que o executivo vai reforçar, já este mês, a campanha de apelo desta vacina, com a distribuição de cartazes por todas as unidades de saúde da Região e pelas casas do povo e juntas de freguesia.

Até agora, nos Açores, a taxa de cobertura situa-se nos 44%.

A Região tem disponível 25.500 vacinas gratuitas para grupos alvo prioritários, constituídos por idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos, cidadãos institucionalizados em lares, casas de saúde ou estabelecimentos prisionais, e profissionais de saúde e bombeiros.

O Secretário Regional da Saúde lançou também, em Angra do Heroísmo, uma campanha de divulgação da Linha de Saúde Açores.

“Esta campanha de prevenção contra a gripe sazonal tem por objetivo fazer com que os utentes tomem consciência de que a gripe se trata em casa e há várias soluções para isso", afirmou Rui Luís, apontando que se devem "seguir os conselhos do médico de família, seguir os conselhos da Linha de Saúde Açores e vacinar-se”.

A Linha de Saúde Açores, com o número 808 24 60 24, está disponível 24 horas por dia e disponibiliza triagem e encaminhamento, assistência em saúde pública e aconselhamento terapêutico, prestado por profissionais de saúde.