Campanha do Banco Alimentar recolhe na Terceira cerca de 20 mil quilos de alimentos

2018-12-04

Campanha do Banco Alimentar recolhe na Terceira cerca de 20 mil quilos de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome da ilha Terceira recolheu cerca de 19.700 quilos de alimentos durante o último fim-de-semana, numa campanha que decorreu em 66 superfícies comerciais da ilha.

A sua Presidente, Andreia Rico, fez ao RCA um balanço positivo e diz que a quantidade conseguida corresponde à média das campanhas anteriores.

Em termos nacionais, o Banco Alimentar contra a Fome fez saber que recolheu 2.146 toneladas de alimentos na campanha que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, entre as quais as das ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

Entretanto, ficou-se a saber que os Açores são a região do país com maior risco de pobreza. Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que o risco de pobreza no arquipélago, em 2017, foi de 31,5%, o que contrasta com os valores da Área Metropolitana de Lisboa, a área menos afetada (12,3%).

A taxa de risco de pobreza correspondia, em 2017, à proporção de habitantes com rendimentos monetários líquidos inferiores a 5 610 euros anuais (468 euros por mês).

Este limiar, ou linha de pobreza relativa, corresponde a 60% da mediana (9 351 euros) da distribuição dos rendimentos monetários líquidos equivalentes.