Dia Mundial do Voluntariado: Terceira lança projeto "Um Dia Pela Vida"

2018-12-05

Dia Mundial do Voluntariado: Terceira lança projeto

Hoje, Dia Mundial do Voluntariado, a ilha Terceira lança o projeto “Um Dia Pela Vida”.

A cerimónia decorrerá na sede da ICHTUS - Associação de Juventude do Porto Judeu, pelas 18h30. O Rádio Clube de Angra é a rádio oficial desta iniciativa que visa angariar fundos para a investigação da American Cancer Society e para apoiar doentes e famílias, através da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Assim, esta quarta-feira, pelas 18h30, será apresentado o projeto numa cerimónia onde marcará presença a Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Porto Judeu, Honória Leandro; a responsável local do projeto “Um Dia Pela Vida”, Ana Pimentel Simões; a Presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Mónica Martins; a Médica Oncologista, Andreia Coelho; a Cuidadora, Valdeci Purim; o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses; e o Secretário Regional da Saúde, Rui Luís.

Depois dos discursos será a vez do grupo terceirense “Pó de Palco” apresentar o Hino “Um Dia Pela Vida”.

O objetivo central do projeto “Um Dia Pela Vida” é angariar fundos para a investigação, a favor da American Cancer Society, e apoiar doentes e famílias, através da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A intenção da ação é ainda mudar a atitude da comunidade face à doença oncológica. Informar e transmitir que ninguém tem que travar esta batalha sozinho, mostrando que há avanços nos tratamentos, que há casos de vitória e que a prevenção é o caminho para a cura.

Com esta iniciativa de voluntariado pretende-se celebrar com os que venceram a doença, recordar os que partiram e lutar por uma cura.

Esta iniciativa surgiu nos Estados Unidos da América, em 1985, quando durante 24 horas consecutivas, numa pista em Tacoma, Washington, o cirurgião colorectal, Dr. Gordy Klatt, decidiu chamar a atenção da comunidade para a o cancro e angariar fundos para uma associação local da área oncológica. Na altura, conseguiu angariar 27.000 dólares, mostrando a enorme diferença que apenas uma pessoa pode fazer.

No ano seguinte, juntaram-se a ele 19 equipas. A partir daí, a iniciativa tornou-se viral e, depois disto, ele próprio teve cancro. Ainda assim, continuou o projeto.

Atualmente, a denominada Relay for Life, da American Cancer Society, celebra-se em 29 países (em Portugal realiza-se desde 2005), numa caminhada de 24 horas que junta as comunidades em torno dum objetivo comum - a luta contra o cancro.

O Rádio Clube de Angra associa-se a esta iniciativa, sendo a rádio oficial dop projeto “Um Dia Pela Vida”.