Associação de Futebol de Angra com futebol feminino em São Jorge

2018-12-05

Associação de Futebol de Angra com futebol feminino em São Jorge

O fim de semana passado marcou o arranque do futebol feminino na ilha de São Jorge. Apesar de vários clubes locais terem manifestado, no início da época desportiva 2018/19, vontade em avançar, por enquanto as provas são asseguradas pelo AtlanticFut e pelo Futebol Clube Urzelinense.

Nesta competição, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) é a única associação de futebol dos Açores com provas de futebol 7 feminino ativas.

Paulo Gomes, Presidente da AFAH, vê assim concretizado mais um objectivo do calendário, manifestando-se “muito satisfeito e evidentemente orgulhoso com o facto de sermos a única associação açoriana com futebol feminino activo. O AtlanticFut e o Urzelinense são um exemplo a seguir. Foram corajosos, ousados e honraram a sua palavra. Espero que os outros clubes, em São Jorge e nas restantes ilhas, sigam o exemplo destes dois emblemas. O futebol feminino é uma das grandes apostas da Associação e posso adiantar que ainda durante o mês de Dezembro colocaremos em funcionamento o Centro de Treinos de Futebol feminino na Terceira”.

Por seu turno, as presidentes dos clubes jorgenses mostraram-se igualmente satisfeitas com a evolução da modalidade na ilha.

Ana Paula Viegas, presidente do AtlanticFut, recorda, congratula “a AFAH pelo esforço que fez para que este ano o futebol feminino fosse uma realidade. O passado domingo foi um dia histórico e de orgulho futebolístico, não só para São Jorge, mas para todos os açorianos. O jogo entre o FC Urzelinense e o AtlanticFut foi o 1º jogo oficial de futebol 7 feminino nos Açores. Não podemos esquecer os clubes intervenientes e como tal gostaríamos de congratular, também, o FC Urzelinense, que em conjunto com o AltanticFut tornaram este dia possível e especial”.

Já Anabela Borges, presidente do FC Urzelinense, deixa o apelo para que outros clubes invistam, também, no futebol feminino: “após vários meses de muito trabalho e dedicação, realizou-se o primeiro jogo oficial. Apesar do resultado, foi bastante positivo ver a evolução por parte das atletas. Futuramente era de muito bom grado vermos mais clubes a aderirem a esta iniciativa. Um bem haja a todos que ajudaram neste projecto e que contemos com muitos anos de futebol”.

No próximo fim de semana, Paulo Gomes, presidente da AFAH, deslocar-se-à à ilha de São Jorge e, em conjunto com o Vice-presidente local, Raul Brasil, visitará vários clubes e os seus respectivos dirigentes.