Cavaleira terceirense Vanessa Pamplona Silva foi terceira na Taça de Portugal

2018-12-05

Cavaleira terceirense Vanessa Pamplona Silva foi terceira na Taça de Portugal

A cavaleira terceirense Vanessa Pamplona Silva, da escola equestre da “Quinta do Malhinha”, conquistou o 3º lugar, no grau São Jorge, na Final da Taça de Portugal de Ensino, que decorreu no último fim de semana, no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, em Leiria.

Vanessa Pamplona Silva disse ao RCA estar “orgulhosa”, mesmo com as dificuldades que condicionaram a chegada do seu cavalo (há 10 anos na sua mão) ao continente para a prova (devido às condições atmosféricas o cavalo só chegou 3 dias antes da prova, o que impediu a cavaleira de treinar antes da competição).

A Final da Taça de Portugal de Ensino foi composta por 6 grupos, divididos de acordo com a idade dos cavalos. A cavaleira da ilha Terceira, que já nos tem habituado à conquista destes prémios, participou, pela primeira vez, no grau São Jorge, o nível antes do Grande Prémio - o escalão máximo - tendo conseguido o terceiro lugar.

A participação no Grande Prémio, segundo Vanessa Pamplona Silva, será o objetivo para o próximo ano.

Por outro lado, a cavaleira lamenta a falta de apoios para esta atividade desportiva, que tem um custo elevado: “Esta é uma competição que custa cerca de 3000 euros, no minimo, e depois de um ano inteiro a treinar os apoios são muito curtos. Apenas a Associação Regional de Desporto Equestre dos Açores dá cerca de 1000 euros de apoio por cada grupo (cavalo/cavaleiro)”. Este ano, Vanessa Pamplona Silva recebeu um apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. No entanto, disse a cavaleira ao RCA, a sua participação nesta competição só é possível devido ao “paitrocínio”, isto é, “o apoio dos pais”.