Problemas sociais na Terra-Chã preocupam Governo Regional

2018-12-06

Problemas sociais na Terra-Chã preocupam Governo Regional

A freguesia da Terra Chã, em Angra do Heroísmo, é uma das cinco freguesias dos Açores a que o Governo Regional quer dar “especial atenção”, no que diz respeito a políticas para os públicos mais jovens.

Segundo a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, a intervenção passa pela promoção do sucesso escolar e do acesso à saúde, ou o combate às dependências.

“Freguesias como Arrifes, Água de Pau, Fenais da Ajuda e Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, assim como Terra Chã, na ilha Terceira, merecem da nossa parte um olhar distinto, em função das caraterísticas de cada um dos territórios, na definição de políticas particularmente dirigidas aos públicos mais jovens, como a promoção do sucesso escolar e do acesso à saúde ou o combate às dependências”, disse Andreia Cardoso.

A governante falava na sequência da primeira reunião da Comissão de Acompanhamento das Políticas Sociais, um órgão consultivo do Governo Regional que integra representantes dos diferentes setores com intervenção nesta área, como a Solidariedade Social, a Saúde, a Educação e o Emprego, além de instituições sociais e autarquias locais e que reuniu em Angra do Heroísmo.

Para além da proposta de constituição da Rede de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social e da definição dos territórios a intervir prioritariamente, a agenda deste primeiro encontro incluiu questões formais, como a constituição do órgão e a aprovação do regulamento interno.

De entre as competências desta comissão, destacam-se a participação na definição, conceção, propositura e desenvolvimento de políticas sociais públicas de âmbito regional, a proposta de medidas de combate à pobreza e integração de grupos vulneráveis ou, ainda, contribuir para a articulação entre o Governo Regional e as autarquias no âmbito das políticas sociais.