Ministro anuncia 26 agentes adicionais para a PSP nos Açores

2019-01-09

Ministro anuncia 26 agentes adicionais para a PSP nos Açores

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que vai arrancar no início deste ano “um procedimento excecional de colocação para 26 agentes adicionais” nos Açores.

A declaração foi proferida durante uma audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na Assembleia da República.
Eduardo Cabrita reagia desta forma a uma declaração da deputada Lara Martinho, eleita pelo PS Açores, que pediu com “urgência a colocação de novos agentes da PSP”.

A deputada assinalou problemas com a falta de agentes da PSP nos Açores provocados pela “saída de elementos para outros comandos, a passagem à reforma e ainda a formação de determinados elementos da PSP”, acrescentando que esta situação “dificulta muito a missão da força policial”.

Eduardo Cabrita revelou então que existiam “756 elementos em 2013, 773 em 2015 e 793 em 2018”, acrescentando que os Açores são uma das prioridades no reforço de elementos da PSP.

Já Luís Soares, delegado nos Açores da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, admite que “vai esperar para ver”.

“Só acredito que seja verdade quando entrarem 26 agentes e ninguém sair. A promessa inicial era de 40 elementos e acabamos por perder 30 polícias”, declarou o sindicalista.