Jornalista Osvaldo Cabral apresentou o seu novo livro: “Os Açores e os novos média”

2019-01-15

Jornalista Osvaldo Cabral apresentou o seu novo livro: “Os Açores e os novos média”

O jornalista Osvaldo Cabral apresentou, esta segunda-feira à noite, a sua mais recente obra: “Os Açores e os novos média”. 

Este livro resulta de 40 anos de carreira e defende que a imprensa tem de encarar com “muita frontalidade” os novos desafios e “promover soluções” para sobreviver face às novas realidades emergentes. 

Osvaldo Cabral diz que a comunicação social nos Açores “está a atravessar momentos muito difíceis, não só em termos de conteúdos jornalísticos e situação financeira”, mas também face ao “embate e concorrência das novas tecnologias e plataformas”.

Por isso, acrescentou, “é necessário que os órgãos de comunicação social vão ao encontro dos novos hábitos de consumo e de novos leitores”.

O ex-diretor da RTP/Açores e atual Diretor Executivo do jornal Diário dos Açores espera que este seu livro “constitua um pretexto para o debate e a reflexão dos média”.

“Na Região acordou-se muito tarde para esta nova realidade, o que levou a que dois títulos que constituíam um património riquíssimo, tivessem desaparecido. Os restantes vão-se mantendo com muita dificuldade, com redução de custos, adaptando-se à nova realidade. Neste momento, devido à reação tardia, está-se a assistir ao que é óbvio para quem está no meio: a imprensa tradicional vai continuar a perder leitores”, declarou.

Osvaldo Cabral entende que existe atualmente um “público bastante fragmentado”, com duas faixas inexistentes anteriormente: “os pais e avós, que ainda recorrem ao papel, e os filhos e netos, uma geração que já abdicou completamente da informação impressa e está num mundo completamente digital. Defendo uma simbiose entre os dois lados: por um lado, mantendo-se o papel mas, ao mesmo tempo, apostando também nestas novas plataformas”, afirma o jornalista, que admite ser difícil investir quando as empresas estão descapitalizadas.

Considerando que o “maior capital do jornalista é a sua credibilidade”, Osvaldo Cabral está convicto de que, após o surgimento das redes sociais e das ‘fake news’, se assiste atualmente a uma “espécie de reconversão do jornalismo. A reabilitação do jornalista está a acontecer porque, passados todos estes anos, as pessoas já perceberam que precisam muito de uma espécie de regulador a quem possam recorrer para apurar a verdade dos factos”, considerou.

O livro, com prefácio do professor da Universidade de Brown, Onésimo Teotónio de Almeida, representa o pensamento de um jornalista com 40 anos de carreira que começou na imprensa e assumiu a direção de alguns títulos e da RTP/Açores, tendo sido ainda correspondente da agência Reuters e do semanário Expresso nos Açores.