2019-03-14
O Ministro dos Negócios Estrangeiros lamenta as “falsidades” e a campanha de desinformação em torno da base das Lajes e denunciou “fake news”, em nome da “democracia” e da “aliança entre Portugal e os Estados Unidos”.
Augusto Santos Silva falava na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portugueses da Assembleia da República, a solicitação do PSD, sobre a última reunião da Comissão bilateral permanente entre os EUA e Portugal e referia-se ao processo de descontaminação ambiental.
A história começa com o deputado António Ventura a questionar sobre os mais recentes dados conhecidos.
Em tom veemente, Augusto Santos Silva exortou a denúncia do que definiu como falsidades e concluiu dizendo que não tem informações técnicas e especializadas que indiquem perigo para a saúde pública dos terceirenses.
Para evitar “falsidades” e “fake news” a deputada do PS, Lara Martinho, sugeriu ao Governo da República que fosse criado um portal específico sobre a descontaminação da Terceira na sequência da redução da presença norte-americana na Base das Lajes.
O objetivo, sustenta a parlamentar, é tornar este dossier “transparente”.
Oiça aqui a reportagem de Pedro Ferreira.