Fim da operação de Madrid faz turismo cair 20% na Terceira em janeiro 2019

2019-03-20

Fim da operação de Madrid faz turismo cair 20% na Terceira em janeiro 2019

Pior que a Terceira, somente Santa Maria… Em janeiro deste ano e comparativamente ao mesmo mês do ano passado, a ilha Terceira perdeu 20% de turistas.

Segundo os dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística, em janeiro passado chegaram à ilha menos 4236 turistas que em janeiro de 2018.

Em termos regionais, os valores até são positivos: registaram-se 96 mil e 500 dormidas em janeiro nos Açores, mas 71% delas foram na ilha de São Miguel.

Aliás, comparando, se a Terceira perdeu 20% de turistas no início deste ano, São Miguel ganhou mais 36% do que no mesmo período do ano passado.

Menos turistas resultam em menos proveitos por aposento. A Terceira registou quedas de receitas superiores a 20%.

A única estatística positiva, dentro do descalabro que são para a ilha os números do turismo em janeiro, prende-se com as dormidas em unidades de alojamento local. Nestes estabelecimentos verificaram-se mais 1,9% de turistas do que em janeiro de 2018.

A título comparativo, se a Terceira cresceu apenas 1,9% (o que perfaz, na prática, um crescimento de apenas 49 turistas), a ilha de São Miguel viu crescer as dormidas em unidades de alojamento local em mais de 101% (ou seja, mais de 9500 turistas).

Para analisar estes dados e a realidade do setor, foi convidado da Hora Informativa do RCA, Rodrigo Rodrigues, Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e empresário no ramo da hotelaria…

Oiça aqui a entrevista conduzida pelo Jornalista Pedro Ferreira.