Exposição e catálogo de André Pimentel - Os Bravos - inaugura hoje

2019-04-12

Exposição e catálogo de André Pimentel - Os Bravos - inaugura hoje

É inaugurada esta tarde, pelas 19h00, a exposição e lançamento do catálogo OS BRAVOS, da autoria do designer e fotógrafo terceirense André Pimentel, que ficará patente ao público no Centro Cultural e de Congressos de Angra dos Heroísmo, até 24 de maio.

Os Bravos é uma colectânea fotográfica, uma visão própria da Tourada à Corda na ilha Terceira, materializada através de uma mostra fotográfica e respectivo catálogo.
Os registos fotográficos apresentados correspondem a uma selecção de quinze anos de trabalho, de diversão e aprendizagem. Este projecto é o resultado da junção entre duas paixões: o toiro e a fotografia. Ilustrando toiros bravos, criadores de emoções, donos da corda, amantes da Festa e homens que enganam o azar.
A exposição e o respectivo catálogo relatam uma ação que é adquirida através de contrastes, simbolizam a continuidade dos tempos mais remotos até ao momento presente, a misticidade e o sentimento de saudade deste dogma transmitido.
 
André Pimentel, nasceu a 6 de Abril de 1989, em Angra do Heroísmo. É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, tendo frequentando também o curso de Fotografia do Instituto Português de Fotografia no Porto. Aficcionado da festa brava desde que se lembra, cedo demonstrou interesse pelo desenho, fotografia e mundo das artes em geral, quase sempre tendo como tema central o toiro bravo. Desde 2004, juntamente com a exploração da fotografia digital, tem sido o responsável pela concepção de imagens e do design gráfico para corridas de toiros em Portugal. A tauromaquia tem sido ainda o mote para participações em publicações, concursos e exposições. Atualmente, além da fotografia e do design, dedica-se a outras áreas como ilustração, modelação 3D, cenografia e instalação.

O repórter RCA Miguel de Sousa Azevedo falou com o autor desta exposição e catálogo.

Oiça aqui!