Açores com mais quota para capturar Goraz e Atum rabilho

20-09-2021

Os Açores vão ter um aumento de 12% na quota do goraz nos próximos dois anos e viram aumentar também em 9% a quota para captura de atum rabilho.

Açores com mais quota para capturar Goraz e Atum rabilho

Os Açores vão ter um aumento de 12% na quota do goraz para o biénio 2019/2020, o que se traduz em mais 69 toneladas por ano.

Esta boa notícia para os pescadores açorianos resulta da reunião do Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia e supera até as expectativas iniciais do Governo Regional.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, esteve em Bruxelas, onde a decisão foi tomada e notou que esta “é a primeira vez que se regista o aumento de quota para o goraz”.

Mas na reunião dos Ministros das Pescas da União Europeia não foram apenas decididos aumentos de quota… Em sentido contrário os Açores viram baixar a sua quota noutras espécies com valor, como é o caso do imperador e do alfonsim.

A Região passa assim a dispor para os próximos dois anos de 139 toneladas anuais de quota para estas espécies.

Bruxelas manteve também os Totais Admissíveis de Captura para tubarões de profundidade, enquanto captura acessória da pesca dirigida ao peixe-espada preto. 

Entretanto, noutro fórum, no encontro da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico, os Açores viram aumentar em 9% a quota para captura de atum rabilho.