Hoje é dia de Black Friday

20-09-2021

Hoje é dia de Black Friday. Na Terceira são mais de 60 as lojas que aderem às promoções. Mas atenção aos alertas da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Hoje é dia de Black Friday

Hoje, 23 de novembro, é dia de Black Friday. A iniciativa teve origem nos EUA e, mais recentemente, também foi adotada por Portugal.

Na Terceira, são mais de 60 as lojas que aderem às promoções e algumas até alargam os descontos a todo o fim de semana.

Este é um dia de oportunidades para começar a comprar barato para o Natal, mas, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) deixa alguns alertas. 

A Deco criou uma ferramenta que permite aos consumidores confirmar se a loja está mesmo a propor, na ação Black Friday, um bom negócio em produtos como eletrodomésticos ou tecnologia. Segundo a Deco, na última Black Friday, muitos dos produtos anunciados como com bons descontos não foram mais do que um embuste. Para evitar estas situações. a Associação de Defesa do Consumidor quer ajudar os consumidores alertando que a "Black Friday não pode ser Black fraude". 

Um exemplo concreto do que foi verificado o ano passado: “um televisor que custava 1.099 euros, dias antes da Black Friday, subiu para 1.799 euros, para ser vendido por 1.439,20 euros no período promocional”.

O comparador de preços que a DECO disponibiliza permite aos consumidores analisar a variação do preço online durante os últimos 30 dias e, assim, perceber se este já esteve mais baixo do que o anunciado agora. Basta colocar o link onde se encontrou o produto online ou o nome da loja e do produto, depois de aceder a www.deco.proteste.pt.

A Black Friday regista-se tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, no dia após o Dia de Ação de Graças, muito celebrado nos EUA. Recentemente a iniciativa comercial norte-americana foi adotada em Portugal.

O objetivo deste dia é incentivar o consumo. Cada loja é livre de aderir à iniciativa, de estipular os descontos e de escolher os produtos, assim como cada consumidor é livre de comprar ou não algo neste dia, no qual também se incentiva à poupança, com a celebração do Dia Mundial de Não Comprar Nada.